Pensamento gera sentimento
Antigamente, a medicina acreditava que mente e corpo eram separados, mas hoje se sabe que nosso sistema nervoso central (sede do pensamento, da memória e das emoções) se comunica diretamente e de forma rotineira com nosso sistema imunológico e endócrino através de um grupo de neurotransmissores e bioquímicos.
A mente e o corpo estão totalmente interligados.
A psiconeuroimunologia fez algumas descobertas que vem a esclarecer como nosso pensamento influencia nossa saúde e nosso bem-estar. Pesquisas mostram que fatores como emoções, estresse e pensamentos podem modular a resposta imunológica, afetando a saúde física e o bem-estar.
Por exemplo, estudos indicam que estressores psicossociais podem reduzir a eficiência do sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade a doenças. Além disso, emoções positivas e suporte social têm sido associados a uma melhor imunocompetência.
Pensamentos geram sentimentos e emoções, que por sua vez, interferem na nossa saúde e se inscrevem no nosso corpo, influenciando nossos gestos e movimentos.
Você pode verificar: Feche os olhos e pense em algo muito ruim e observe como fica a sua respiração, que sentimento ou emoção surge. Observe também o que acontece com o seu corpo. Ele se encolhe ou se expande? Surge algum desconforto? Se preferir, você também pode fazer esse exercício andando. O importante é prestar atenção no que acontece com você. Faça a mesma experiência pensando em algo muito bom.
Vera Bastos